Blog 123

VISTO E PASSAPORTE: TUDO SOBRE ESSES DOCUMENTOS

Comprar passagem aérea barata

Sair do país é uma experiência interessante e muito divertida, mas que pode exigir um planejamento detalhado – e não estamos falando só de orçamento. Para alguns lugares é preciso apresentar uma documentação específica antes de começar a visita, e nenhum dos documentos necessários pode ser tirado da noite para o dia.

Dois dos principais exigidos mundo afora são o passaporte e o visto.

Para os brasileiros, apenas os demais países do Mercosul (Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela) e os associados do bloco (Bolívia, Chile, Colômbia, Equador e Peru) não exigem o passaporte como documento de entrada no país. Neles, o cidadão brasileiro pode apresentar a cédula de identidade com foto desde que ela tenha sido expedida em, no máximo, dez anos da data da viagem. Carteira de motorista e outros documentos de identificação que não sejam a cédula oficial de identidade não são aceitos.

Todos os outros países do mundo exigem o passaporte, e a Polícia Federal Brasileira, que é quem emite o documento, sugere que ele seja solicitado com, no mínimo, seis meses de antecedência da data de viagem.

Como tirar o passaporte?

O passaporte brasileiro é um dos principais documentos de identificação do cidadão ao redor do mundo. Ele é válido por dez anos, para maiores de 18 anos, e tem uma série de itens de segurança para evitar a falsificação. O passaporte para menores de 18 anos tem validade menor, dependendo da idade da criança ou do jovem.

Para tirar o passaporte é preciso ir ao site da Polícia Federal e selecionar a aba “Passaporte”, onde é possível ver a lista de documentos necessários para a solicitação do serviço. Ao conferir a lista, se o cidadão já tiver uma via de todos eles, é hora de clicar em “requerer passaporte” e pedir a emissão do documento.

Um formulário surgirá na tela e, quando ele estiver totalmente preenchido, é preciso clicar em “imprimir” para que o Guia de Recolhimento da União (GRU), ou boleto de pagamento, seja gerado. Ele tem uma data de validade e, para que sua requisição seja processada pela Polícia Federal, é preciso pagá-lo dentro do prazo. Em abril de 2018 o valor desse serviço está fixado em R$257,25.

Ao pagar a GRU você tem a possibilidade de agendar atendimento para um posto da Polícia Federal perto de você. É muito importante emitir o passaporte preferencialmente quando sua viagem ao exterior ainda nem está marcada, pois o agendamento não necessariamente acontecerá nas melhores datas para você.

No dia e na hora marcada no agendamento, compareça ao posto escolhido levando toda a documentação listada lá no início do processo. Atualmente não é necessário levar uma foto para o passaporte, já que a mesma é tirada pela própria Polícia Federal. Menores de 18 anos devem passar por todo esse procedimento acompanhados de seu responsável legal.

A entrega do passaporte pode demorar de seis dias úteis a mais de um mês, uma vez que a Polícia depende da aprovação de outros órgãos emissores para que o documento esteja finalizado. Você saberá, assim que entregar seus documentos, qual é a previsão de entrega.

Aí também mora a outra importância de fazer o passaporte com muita antecedência: sob qualquer imprevisto, a entrega do documento pode demorar meses. Em 2017, por exemplo, a emissão ficou suspensa por mais de um mês porque uma restrição orçamentária na Casa da Moeda não permitiu a impressão do papel especial do documento.

planejar-viagem

Como tirar visto?

O visto é um documento posterior ao passaporte, já que depende necessariamente que o passaporte exista para ser emitido. Ele não é exigido por todos os países, mas aqueles que o pedem não autorizam, de forma nenhuma, a entrada de um cidadão no país sem ele.

Esse é o caso, por exemplo, dos Estados Unidos, que exige a apresentação de diversos documentos e uma entrevista presencial nos consulados americanos, onde o cidadão brasileiro fica sabendo, na hora, se conseguirá ou não o visto de entrada em território estadunidense.

O visto americano é um dos mais solicitados pelos brasileiros, mas não é o único. No texto sobre os países que exigem visto de viagem, que postamos aqui no blog da 123Milhas, é possível ver todos os países que exigem esse documento para garantir a visita ao país.

É preciso se atentar exclusivamente para os documentos e a validade do visto para o destino, uma vez que cada um dos países do globo que pedem o visto dão um prazo de estadia para os cidadãos brasileiros, que deve ser respeitado. Afinal, um visto de turismo não vai permitir que a pessoa fique a vida inteira no país que resolveu conhecer.

Em alguns casos, o melhor a se fazer é solicitar o visto junto a uma agência de turismo, mas essa não é uma regra: se você for uma pessoa organizada e que não se enrola com burocracia e documentos, pode passar por todo o processo – que também vai lhe custar um investimento financeiro, a depender das normas de cada país – sozinho.

Se tiver mais dúvidas sobre emissão de passaporte, visto ou compra de passagens aéreas para países que exigem esses dois documentos, fale com a 123Milhas!

Comentários


[fbcomments]