Blog 123

ROTEIRÃO DA GRÉCIA

Santorini island in Greece. Caldera summer sunny

Já pensou em sua próxima viagem de férias? Não tenha pressa, mas tenha foco: existem tantos destinos a ir para quem espera um longo tempo pelo tão sonhado descanso que escolher o lugar é uma tarefa difícil, mas necessária.
Afinal, é impossível ir a todos os lugares ao mesmo tempo, e dependendo de para onde você quer ir, é preciso fazer um bom planejamento financeiro antes. A Grécia, por exemplo: é um destino muito charmoso e famoso por suas belíssimas ilhas, atrativos diversos e uma história mística e milenar, que atrai gente do mundo inteiro o ano todo.
Mas, vá lá, não é uma coisa que você pode decidir visitar no próximo sábado, certo? (Mesmo quem tem muuuuuuuito dinheiro precisa ver se o passaporte está em dia para uma viagem como essa!)
Contudo, queremos mesmo te mostrar o que seria passar, por lá, suas próximas férias. Passear pela Grécia é como mergulhar no passado, com suas ruínas e monumentos preservados que atravessaram séculos de acontecimentos e se tornaram, para dizer o mínimo, míticos.
Sem contar que o país foi berço de elementos importantes para a construção da sociedade moderna, com pilares nos quais nos escoramos até hoje para manter são nosso caos, se isso for possível, como a democracia, a filosofia e o teatro.
É por todos esses motivos e muitos outros mais que temos certeza que sua viagem para a Grécia vai ser um sonho se tornando realidade. E, para melhorar ainda mais o cenário, a situação econômica do país europeu privilegia financeiramente até os turistas que não tem muita grana para gastar.
Vem com a gente nesse roteirão e já comece a estudar grego por aí.

Principais pontos turísticos


É um país pequeno, mas está muito longe de ser simplório. A Grécia tem inúmeras opções de passeios e pontos turísticos, desde aqueles que você já ouviu falar centenas de vezes (ou viu em filmes) até alguns surpreendentes, que você jamais imaginou, nem em seus maiores sonhos, que poderia visitar.
A diversidade é tanta que chega a ser injusto eleger alguns para nossa lista, mas, para não dizer que não fizemos um esforço hercúleo (com o perdão do trocadilho), aqui estes os principais e, também, os mais visitados pelos viajantes do mundo todo.

Atenas


A capital do país, Atenas, é de longe a cidade mais famosa da Grécia. Por sua vez, tem um dos pontos turísticos mais disputados por quem a visita, a Acrópole, sendo esse um dos maiores locais de contemplação de toda a Europa. A construção, datada de 450 a.C., mantém viva a cultura da civilização ocidental da antiguidade e abriga algumas das edificações mais famosas do mundo: o Paternon e o Erecteion são partes do complexo que deixa qualquer pessoa sem palavras.
Mas não para por aí: ainda em Atenas, não deixe de conhecer outros monumentos importantes e interessantes, como o Templo de Deus Olímpico, o Arco de Adriano, a Antiga Ágora e o Templo de Hefesto. Fotos são permitidas e, pode ter certeza, serão solicitadas por todos que não puderam te acompanhar na viagem.
Para desfrutar um pouco da vida social da cidade, vá à movimentada praça Monastikari, onde é possível encontrar uma igreja ortodoxa, sempre com muita movimentação, e um famoso mercado das pulgas. Outro lugar interessante é o bairro turístico de Plaka, com suas ruas fechadas para carros que se formam verdadeiros labirintos, subindo e descendo ladeiras, e pode ser o ponto eleito para o começo da noite do turista. Lá você vai encontrar muitas lojinhas e restaurantes!

Ilhas Gregas


Quem já viu pelo menos uma foto de uma ilha na Grécia tem certeza absoluta de que o país é um paraíso no meio do Planeta Terra – e não está errado. Talvez sejam as ilhas a principal atração da Grécia, e o problema turístico, no fim das contas, é escolher as melhores dentre as 6.000 ilhas do arquipélago.
Ah, e se você sempre sonhou em levar alguém para uma ilha deserta, segura esse número aqui: desse “pequeno” arquipélago de 6.000, apenas 227 são habitadas. Se quiser interagir com a população local, melhor ficar de olho nas melhores dessas duas centenas de possibilidades.
Vamos às dicas: sabe aquele lugar super charmoso e romântico, onde as casinhas pintadas de branco e azul mais parecem um cenário de filme? Esta é Santorini, um dos nomes mais famosos da Grécia, a ilha que oferece ao turista contato extraordinário com a natureza, paisagens deslumbrantes e águas de um azul intenso.
Mas, por mais que tenha certeza de que já ouviu esse nome antes, há um diferencial em uma de suas praias que você não pode deixar de conhecer: a famosa Read Beach, que sai completamente do conceito de “praia trivial” e possui águas verdes e areias pretas com nuances em vermelho.
Agora, se o intuito é relaxar em um lugar paradisíaco, um dos preferidos por famílias (principalmente casais em lua de mel) é Mykonos. Taí uma ilha encantadora em todos os sentidos, inclusive na fofura, com suas casinhas pintadas de branco.
Em Mykonos só fica parado quem quer, já que as atrações são inúmeras e para todos os gostos, das praias às festas, que mostram toda a diversidade – e animação – da vida noturna grega. Aliás, você sabia que Mykonos é a capital europeia das festas? Isso significa que os casais baladeiros em lua de mel, as famílias animadas e os solteiros convictos vão conseguir se divertir muito no lugar que ainda guarda muitas outras maravilhas!
Para fechar com chave de ouro nossa trinca de indicações de ilhas gregas imperdíveis, preste atenção nessa aqui. Das indicações, é a menos conhecida – o que significa um enorme potencial para te surpreender ainda mais.
Com seus edifícios históricos, ruas tranquilas e pitorestas, pátios charmosos e tavernas elegantes, Zakynthos tem se tornando um ponto cada vez mais almejado por turistas que já o descobriram. A atração principal desse belo lugar são as praias, paradisíacas e intensas na medida.
Prepare a máquina fotográfica, porque o que você está prestes a ver por lá merece ficar em registros além da memória: é em Zakynthos que se encontra a famosa Navagio Beach, considerada a praia mais bonita do mundo! Você realmente não pode perder uma oportunidade dessas.

Onde se hospedar


Depois de tanto passear e desfrutar das lindas ilhas e praias (e dos estonteantes pontos turísticos) da Grécia é preciso descansar e ter uma noite de sono tranquila para que, no outro dia, esteja com a energia renovada e a postos para novas aventuras.
Por isso, vamos dar algumas dicas de regiões onde se hospedar e também sugestões de hotéis. Como de praxe, vale lembrar que a melhor escolha prioriza aquilo que é mais importante pra você, seja o conforto, a praticidade ou o preço. Quanto maior a antecedência dos planejamentos, maior a chance de ter todas essas coisas juntas.

Atenas


Há muitos lugares para se hospedar em Atenas, desde os mais luxuosos até os mais simples – incluindo os hostels, ou albergues, bem populares na Europa por seus preços acessíveis. No entanto, fique atento à localização do bairro escolhido, uma vez que, dependendo do lugar em que você se hospedar, não é necessário usar transporte sobre rodas ou trilhos para o deslocamento aos melhores pontos turísticos.
Na cidade, boa parte dos atrativos se concentram em uma mesma região.
Dicas para quem quer se hospedar em hotéis em Atenas:
Radisson Blu Park Hotel Athens – 5 Estrelas
Emporikon Athens Hotel – 4 Estrelas
Athens Center Square – 3 Estrelas

Santorini


Em Santorini, a sugestão é ficar em Fira ou Oia, que são as duas principais cidades da ilha.
Para se decidir pela localidade mais atrativa, tudo vai depender do que você pretende – e do quanto pode – pagar. Fira é a capital de Santorini e fica mais perto do aeroporto, do porto e das praias, sendo a principal escolha de quem tem um orçamento mais flexível. Possui mais ofertas de hotéis, restaurantes e lojinhas do que os outros pontos da ilha.
Já Oia (lê-se “Ia”), é considerada a cidade mais bonita de Santorini e, pela lei da oferta e demanda, onde estão localizados os hotéis de luxo. Alguns deles são os mais luxuosos de toda a Grécia. Aqui, o orçamento não pode ser apenas flexível: deve ser abastado.
Santorini Kastelli Resort – 5 Estrelas
Imperial Med Hotel, Resort & Spa – 4 Estrelas
Atalos Suites – 3 Estrelas

Mykonos


Uma das ilhas mais badaladas da Grécia oferece uma ótima estrutura em hotelaria. Visitantes felizes encontram hospedagem para todos os gostos e bolsos. Se estiver apertado na Grécia, fique mais tempo por aqui.
Chora é a capital da ilha e, também, a melhor região para se hospedar, pois nela você pode explorar a cidade toda a pé – uma economia e tanto! Porém, há outras regiões com atrativos turísticos e valores de hospedagem também interessantes, sendo o mais importante o foco no que o viajante busca.
Há regiões mais tranquilas, muito requisitadas por famílias, e existem aquelas voltadas para baladas e festas, mais mais luxuosas e requintadas.
Myconian Villa Collection – 5 Estrelas
Hotel Dorion – 4 Estrelas
Makis Place – 3 Estrelas

Zakynthos


A maior parte dos hotéis de Zakynthos fica localizada na parte sul da ilha. Esta região é onde se concentram os restaurantes, locadoras de veículos e agências de viagens e, além disso, é indicada para quem prefere o agito das baladas. Mas, se você prefere tranquilidade e vida boa, o destino perfeito é a área norte, onde ficam localizadas as principais atrações da região, como a ilha Navagio Beach e as Blue Caves.
Para ficar bem hospedado, aposte em:
Olea All Suite Hotel – 5 Estrelas
Al Mare Beach Hotel – 4 Estrelas
Palmyra Hotel – 3 Estrelas

O que comer na Grécia


A gastronomia grega é muito rica em sabor, além de ser aromática e extremamente criativa. Em geral, costuma ser uma cozinha mais orgânica, já que eles optam por ingredientes frescos e in natura, mas há sabores para todos os paladares.
Afinal, é lá que surgiu boa parte dos nossos ideais de civilização – e comer bem à mesa é apenas um deles.
Para te deixar com água na boca antes mesmo de reservar seus voos para a Grécia pela 123Milhas, vão aí algumas sugestões de iguarias:
Gyros Pita: sanduíche mais famoso da Grécia, feito com carne de porco, salada e iogurte (isso mesmo) enrolado no pão tipo pita;
Kebab: carne moída de carneiro no palito;
Gemista: tomate ou pimentão recheado com carne moída e arroz;
Mousakas: berinjela com carne moída e molho branco no forno;
Salada Grega: tomate, pepino, queijo feta temperado com orégano e azeite;
Baklavas: doce feito de amêndoas, pistaches, massa folheada e calda de mel.

Quanto custa viajar pra Grécia?


O valor total da empreitada vai depender do tempo de estadia, o nível do hotel e também o estilo de férias; ou seja, se o roteiro será mais tranquilo ou cheio de agitos. Já com o preço da passagem, pode ficar mais tranquilo: com a 123Milhas ele fatalmente vai caber no seu bolso – desde que o planejamento seja bem antecipado, vale sempre lembrar!
Na alta temporada, que vai de maio a agosto, um orçamento médio para a Grécia gira em torno de 6.500 reais por pessoa, sem luxos, por uma semana, com taxas de serviços inclusos. Já na baixa temporada, aproximadamente, 4.500 reais com as taxas.
Como ir pra Grécia de 123Milhas
Como não há voo direto saindo do Brasil para a Grécia, é sempre necessário fazer pelo menos uma conexão em alguma capital europeia – e essa parada exige preparação, para que você possa saber o tempo de voo e paradas em aeroportos.
De repente, quem sabe, até parar em uma outra cidade europeia para uma visita rápida antes de chegar no roteiro final…
O Aeroporto Internacional de Atenas (ATH) é o principal e o mais movimentado da Grécia e se encontra a 20km do centro da cidade.
Outra dica muito importante: aos brasileiros não é necessário visto para entrar no país; no entanto, a contratação de um seguro viagem é obrigatória para entrar nos países da Europa.

Já quer ir pra Grécia? Nós também! Então vamos comprar logo as passagens pela 123Milhas e garantir as próximas férias dos sonhos.

Comentários


[fbcomments]