Blog 123

Quais são os voos mais longos do mundo?

Voos mais longos do mundo

“Meu voo para o Japão demorou 36 horas”. Você já deve ter ouvido alguém falar sobre quantidades absurdas de horas de voo – e, se isso aconteceu, provavelmente você sentiu desânimo por ficar horas sentado em um avião antes de conhecer algum país que esteja do outro lado do mundo.

A boa notícia, no entanto, é que voos demorados são diferentes de voos longos. Quando uma pessoa fala que o voo demorou 36 horas para chegar no Japão, por exemplo, provavelmente está contando as conexões feitas, e não só o trecho. Afinal, é impossível passar 36 horas ininterruptas dentro de um avião comercial, no ar.

Os trechos e as conexões fazem o voo ser demorado. O que pode ser longo, nesse caso, é o trecho.

 

Tudo bem, mas o que é um trecho?

Na aviação comercial, um trecho é a saída da aeronave de um ponto A para um ponto B sem escalas.

Por exemplo: se você tem um voo saindo de Curitiba para Miami com escala em São Paulo, Curitiba-São Paulo é um trecho e São Paulo-Miami é outro. A duração média de um voo de São Paulo a Miami é de 8 horas, enquanto a de Curitiba para São Paulo é de uma hora.

No papel, esse voo poderia contar apenas com 9 horas para o passageiro, mas o tempo que ele passa em São Paulo é o que vai determinar a duração completa da viagem.

Até 2013, o trecho mais longo do mundo percorrido por um avião comercial era Cingapura-Nova York, com 15.300 quilômetros percorridos em 18 horas e 10 fuso horários diferentes.

Por motivos óbvios de “ninguém tem condições físicas ou mentais para estar dentro de um avião por quase um dia inteiro, na classe econômica, sem ir à loucura”, esse voo foi abolido pela Singapure Airlines em 2013.

 

O trecho de maior duração do mundo

Em 2017, o novo “maior voo do mundo” decolou em fevereiro. O trecho é Doha-Auckland, que liga o Qatar à Nova Zelândia – uma distância de aproximadamente 14.500 quilômetros – em 16 horas e 23 minutos. A viagem estava originalmente prevista para durar cinco minutos a mais.

Para esse feito, a equipe de bordo contou com quatro pilotos e 15 comissários de bordo, além de 1.100 xícaras de chá, 1.036 refeições servidas e 2 mil copos de bebida gelada, como água e refrigerante. O mesmo trecho, com correntes de ar mais fortes, pode chegar a 17 horas de voo.

Já começou a ficar sem paciência só de ler sobre esses dois exemplos? Calma que vem mais por aí. Mas, ao invés de impaciente, fique feliz pela experiência de estar dentro de uma aeronave que vai te levar a um destino incrível. Como dissemos nesse texto aqui, voar é um privilégio – e algumas horas dentro do avião podem ser tão legais quanto o resto da viagem.

 

Por isso, aperte os cintos e vem com a gente para a lista de voos mais longos do mundo

Voos mais longos do mundo

#1 Sydney-Dallas

Feita em 16 horas em um Boeing 747-400, a viagem entre a Austrália e os Estados Unidos corta 13.800 quilômetros mapa mundi afora, e é operado pela Qantas Airlines.

Para aproveitar os 2/3 do seu dia no ar, a aeronave conta com bar de drinks e snacks e assentos com ergonomia especial. Se você tiver condições, faça um upgrade para a classe executiva, que tem apenas 58 lugares – mas bastante espaço para esticar as pernas – e custa cerca de 5 mil reais o trecho.

 

#2 Atlanta-Johannesburgo

A Delta Airlines liga os 13.581 quilômetros que separam os Estados Unidos da África do Sul em 16 horas e 55 minutos. Na classe executiva desse voo, as poltronas viram cama – e, por isso, você não precisaria se preocupar tanto com o passar das horas.

Se este não for o caso, tente aproveitar as opções de entretenimento do trecho, como os filmes e as estações musicais individuais dos assentos.

 

#3 Dubai-Los Angeles

São 13.420 quilômetros entre as duas cidades – e um A380 pode facilmente percorrer esse trecho em 16 horas e 35 minutos. Com a Emirates esse voo pode ficar interessante para quem viaja de primeira classe, uma vez que a aeronave conta com suítes – e não poltronas – para quem pode pagar a mais.

Esse avião também conta com lounge de música e drinks e assentos especiais para ajudar os passageiros a matar o tempo enquanto voam para os Estados Unidos.

 

#4 Doha-Huston

12.900 quilômetros, para uma aeronave comercial estilo Boeing 777, correspondem a, aproximadamente, 103.200 litros de combustível, em voo de cruzeiro.

Nenhum problema para a Qatar Airways, que liga, exatamente nessa aeronave, as duas principais capitais do petróleo do mundo. São 16 horas e 20 minutos de voo que fazem com que os 259 passageiros a bordo  fiquem completamente sem energia.

 

#5 Nova York-Hong Kong

Pense em 13 mil quilômetros percorridos em 16 horas e 5 minutos. Se você estiver fazendo o trecho pela Cathay Pacific, adicione a essa fantasia as três refeições servidas a bordo inteiramente de acordo com o cardápio chinês.

Se esse tipo de cozinha não te agrada muito, tente procurar passagens em outra companhia. Ou, pelo menos, faça o trajeto em trechos mais curtos, apesar disso poder deixar a viagem um pouco mais demorada. Lembra que falamos sobre a espera nas conexões?

 

Qual é o voo mais longo do mundo saindo do Brasil?

No Brasil, o voo mais longo é o que sai de São Paulo em direção a Dubai, nos Emirados Árabes. São aproximadamente 14 horas e 30 minutos de voo entre a capital paulista e a cidade de destino.  

Mas, se você estiver saindo de Dubai com destino ao Brasil, devido as corrente de ar, adicione mais alguns minutos à viagem e veja ela chegar na marca de 15 horas e 15 minutos de voo.

Já em direção ao Rio de Janeiro, o avião com saída de Dubai leva 14 horas e 27 minutos para chegar – e, saindo do Rio, a contagem final é de 13 horas e 40 minutos no caso de um Boeing 777.

Mas lembre-se! Não importa qual voo você está pegando – ou se ele figura ou não na lista dos mais longos do mundo –, não esqueça de se vestir confortavelmente e se divertir durante o período no ar.  Qualquer cansaço ou desânimo pode ser facilmente substituído pelas alegrias que você terá quando chegar ao país de destino.

 

E você, que tal programar a viagem dos sonhos? Encontre no site da 123Milhas as melhores passagens aéreas promocionais!

Comentários


[fbcomments]