Blog 123

QUAIS PAÍSES EXIGEM VISTO DE VIAGEM?

American Passport On Table

Os românticos consideram o mundo um lugar sem fronteiras – e, pra dizer a verdade, era exatamente isso que deveria ocorrer. Porém, na prática, a história é bem diferente: para cruzar algumas é preciso ter o visto no passaporte. A regra depende de cada país e de suas relações políticas com a terra natal do turista que solicita a viagem, e conseguir o tão sonhado visto para alguns destinos pode ser mais difícil do que para outros.

No caso do Brasil, as relações diplomáticas permitem que possamos viajar a turismo sem a necessidade de visto para os países da América do Sul que fazem parte do Mercosul (para onde nem mesmo o passaporte é necessário, bastando a apresentação de identidade com foto que tenha sido expedida a menos de dez anos da viagem).

Além desse bloco, viajam como turistas sem a necessidade de visto os brasileiros que visitam países do bloco da União Europeia – mas, nesse caso, o passaporte é necessário.

Os vistos para passeio podem variar de 90 a 180 dias e, em alguns casos, documentações extras serão pedidas ao viajante para que ele possa dar entrada no país, como extrato bancário ou comprovação de laços no Brasil, o que evita a possibilidade de tentativa de imigração definitiva.

Mas, como dissemos, em alguns países é necessário expedir o visto com antecedência para que sua entrada seja permitida. Veja abaixo quais são os principais destinos turísticos do mundo a exigir essa documentação dos brasileiros – e prepare-se com antecedência para sua próxima viagem.

Os principais países a exigir visto dos brasileiros

Quem já tentou viajar para os Estados Unidos sabe que o país é o mais emblemático de todos quando o assunto é “expedição de visto”: muita gente precisa viajar para cidades onde ele é concedido ou não, como Rio de Janeiro e São Paulo, e corre o risco de não conseguir o documento durante a entrevista presencial.

A boa notícia é que, quando toda a documentação exigida procede – e o viajante não tem antecedentes que sejam barreiras para o visto – é muito difícil ter sua presença negada, principalmente em época de recessão, onde os países precisam de turistas para girar a economia.

A má notícia é que muitos dos países turísticos que sonhamos conhecer exigem o documento – e isso, claro, acrescenta mais um pouco de gastos no orçamento, já que, mesmo tirando o visto na sua própria cidade, ele não sai de graça. Esse é um custo que deve ser levado em consideração ainda no início do planejamento de viagem para não pesar no meio do caminho.

Além dos EUA, são países que exigem visto de brasileiros: Austrália, Canadá, China, Cuba, Emirados Árabes, Ilhas Maurício, Índia, Japão, Madagascar e Vietnã, dentre outros.

New York City and Liberty Statue, the big apple, symbol of freedom.

Lugares em que o visto é exigido, mas pode ser dispensado

Há também os países onde o visto para brasileiros é exigido, mas pode ser dispensado em situações especiais. Quem vai viajar a trabalho ou em período de rápidas férias e passará menos de trinta dias fora, por exemplo, pode viajar sem visto para Bolívia, Cingapura, Indonésia e República Dominicana, além de Cazaquistão, Honduras, Maldivas, Micronésia, Nauru, Nicarágua, República do Palau e Tonga.

Na Venezuela e na Samoa Ocidental os turistas podem viajar sem visto se forem ficar menos de 60 dias em um dos destinos.

É bom lembrar que os vistos de turismo não passam de seis meses – então mesmo em países que dispensam o visto dos brasileiros para a entrada esse limite deve ser respeitado. Afinal, mais do que isso pode significar uma imigração ilegal.

É importante verificar quais são os lugares que dão o visto de turismo pelo período cheio e os que fornecem o documento para apenas três meses, como é o caso da Alemanha, Argentina, Chile, Dinamarca, França, Grécia, Guatemala, Holanda, Itália, Noruega, Portugal e grande parte das ilhas turísticas do mundo – e isso só para citar alguns nomes.

Na realidade, dá para contar nos dedos os países que dão seis meses de visto aos turistas brasileiros: Antígua e Barbuda, Barbados, Colômbia e Grã-Bretanha.

The Dominican Republic. Sandy beach of the island of Cayo Levantado

Como tirar o visto para países que exigem o documento

A maior parte dos países que pedem visto têm suas próprias razões para fazer essa requisição e, por isso, contam com uma listinha “personalizada” de documentos para que o visto seja cedido.

Em linhas gerais, é sempre bom deixar claro os motivos de viagem e mostrar, por extrato bancário ou qualquer outro documento, que você tem dinheiro para fazer o passeio. Apesar de não ser expressado dessa forma, a razão para isso é dizer que você não vai ter que trabalhar (ou até pedir esmolas) para permanecer no país.

Outro documento importante é a compra antecipada das passagens aéreas, que vão mostrar sua data de chegada e de partida ao país de destino, além de qualquer comprovante que você já tem uma vida aqui e vai voltar para ela tão logo termine seu período de passeios. E, aqui, estamos falando de carteira de trabalho ou declaração de sociedade, e não das fotos dos seus filhos ou netos na carteira. 😉

Seja como for, lembre-se de planejar sua viagem para os países que exigem visto com antecedência. Afinal, esse é um documento crucial para que você possa entrar em algumas localidades – e, caso você não o apresente no aeroporto de embarque, a companhia aérea não vai te deixar seguir viagem.

Melhor, então, fazer tudo para que isso não aconteça jamais.

Comentários


[fbcomments]