Blog 123

Os principais festivais de música no Brasil em 2017

 

A música mundial já começou 2017 chutando o pau da barraca, e com gosto. Lady Gaga fez uma apresentação incrível no Super Bowl e foi confirmada, na sequência, para o Rock in Rio. Planeta Brasil (em BH) e Atlântida (no RS) foram sucesso de público e de crítica em fevereiro. E o primeiro bimestre ainda terminou com Adéle dividindo – literalmente – seu Grammy de melhor álbum com a diva Beyoncé. Alô, festivais! Necessitamos das duas por aqui, ASAP!

O que não falta nesse ano são grandes encontros musicais ao redor do Brasil para atender a todos os gostos e fazer pular de alegria os mais diversos públicos. A vontade que dá é comprar uma passagem de avião que cubra o país de norte a sul para poder ir em todos, não é não? Pois é. Mas na impossibilidade econômica dessa empreitada, fica aí a dica de tentar ir em quantos festivais der, para abraçar o globo todo dentro do nosso próprio território. Na ânsia te ajudar a separar os melhores destinos, ouvir boas músicas em 2017 e deixar seu celular por muito tempo no modo avião, fizemos um pequeno calendário. Agora é só escolher para onde você vai em…

Março

É o mês do Lollapalooza, que nasceu na gringa mas já está se multiplicando pelo Brasil. A sexta edição do festival é nos dias 25 e 26 de Março, no autódromo de Interlagos, em São Paulo, e traz atrações como Metallica e o trio “The”: The Strokes, The Weeknd e The XX, além de inúmeros outros nomes de peso – inclusive do cenário nacional. Prepare-se para um fim de semana cheio de ritmos na capital paulista.

Abril

Corre pra Pernambuco, pessoal, que vai ter Abril Pro Rock. Como sempre, delicioso de tão diverso. Ainda não foram divulgadas informações sobre a edição desse ano, mas vale ficar ligado desde já no 123 Milhas para cotar as passagens para Recife…

Maio

Se você pensa que Goiânia só tem sertanejo, não tem só sertanejo não. E maio taí pra provar, por A + B, que o planalto central tem muita música boa pra dividir com a gente. De 8 a 14 corra pra lá pra participar do Festival Bananada, conhecido como o maior divulgador da música independente da região Centro-Oeste. Entre as bandas que despontam no cenário musical brasileiro se apresentam muitos nomes já consagrados em nossos corações.

Em maio, também, o autódromo de Interlagos recebe outra maravilhosidade: dia 13 acontece por lá o Maximus Festival, com line up todo voltado aos metaleiros de plantão. As atrações vão de Linkin Park a Rise Against, passando por Slayer e Pennywise. Ah, também tem Dead Fish representando o Brasil entre os grandes!

E, pra finalizar, o que dizer dessa tal Virada Cultural Paulista que bem conhecemos e amamos tanto? Em maio são 23 municípios fazendo seus festivais particulares, que são 100% gratuitos, inclusive na capital paulista, com grandes nomes da música nacional. São 24h de muitas atrações e energias boas. Programa que não dá pra perder de jeito nenhum!

Setembro

Lady Gaga vem aí. Ela, Ivete Sangalo e mais um monte de gente bruta pra fazer o Rio de Janeiro se render, mais uma vez, ao melhor festival do mundo, o Rock in Rio. E não é porque é brasileiro, não: um festival com sete dias de duração (isso mesmo que você leu), que junta Maroon 5 e Bon Jovi, que bota Billy Idol e Red Hot Chili Peppers para subir no palco e que confirma a cada dia mais nomes incríveis da cena mundial, além de ter tirolesa e outros brinquedinhos, não pode ser jamais relegado ao segundo lugar da preferência de ninguém. Pra completar, é na Cidade Maravilhosa – e, com isso, encerro meu caso. Anota na agenda pra comprar as passagens direitinho: 15, 16, 17, 21, 22, 23 e 24 de setembro de 2017. #ContandoOsDias

Outubro

A “ressaca” do Rock in Rio vai rolar em São Paulo, com mais uma aclamação da música independente brasileira. Podemos esperar, em 2017, muito gás no Popload Festival, que no ano passado trouxe bandas como Wilco, The Libertines, Bixiga 70 (tocando o fino do jazz) e a dupla RATATAT. Estamos numa roeção tremenda de unhas à espera do line up e dos dias desse grande acontecimento.

Novembro

E, pra encerrar o ano, uma boa possibilidade. Ainda sem definição, mas contando com o sucesso da edição do ano passado, o Festival Música Estranha promete fechar o ciclo de poeira e bateria no Brasil com mais artistas independentes, fabulosos e inquietos, fazendo nada menos do que a melhor música estranha que você poderia querer ouvir na vida. São vários estilos, muitos shows e nomes ascendentes no cenário brasileiro que se encontram em São Paulo para participar de um festival do qual Renato Russo com certeza adoraria fazer parte. Em 2016 rolou de 24 a 26 de novembro. Vamos torcer para que a data e a oferta incrível de boa música seja mantida em 2017!

 

Moro num país de festival

Aliás, é bom lembrar, o Brasil tem se tornado esse polo de festivais grandes justamente porque sua cena alternativa também vem se fortalecendo muito. Por isso, mesmo que você já esteja gastando os tubos com Lollapalooza e Rock in Rio, te incentivamos a gastar mais um pouquinho e prestigiar os festivais menores, que também cobrem diversos gêneros musicais e levam para toda edição a promessa de surpreender positivamente o público. E, quer saber? Eles sempre cumprem!

Na pior das hipóteses, se você não curtir um dos festivais que escolher – seja ele dos ainda pequenos ou dos grandões –, viajar para uma experiência dessas vai além de cochilar na lama esperando a banda preferida. Se trata de conhecer uma nova cidade (ou ter uma nova visão da velha conhecida), novas pessoas e criar novos laços, seja com a música-chiclete que você não tinha ouvido antes ou com os novos amigos de mosh. Ou seja: tudo é válido! Por isso não perca tempo imaginando o que seria se você fosse em tal festival. Apenas vá. E se jogue! Não tem nada melhor do que fazer bons momentos na vida com uma incrível trilha sonora tocando ao fundo…

 

Comentários


[fbcomments]