Blog 123

O Dossiê do Ecoturismo

Destinos para Ecoturismo

Nem todo mundo gosta de mato, bicho, contato com a natureza. Mas quem gosta não gosta pouco. É por isso que, hoje, o turismo ecológico é o ramo do turismo que mais cresce no mundo.

De acordo com a Organização Mundial do Turismo (OMT), cerca de 10% dos turistas ao redor do globo buscam destinos ecológicos para as próximas viagens. No Brasil, a taxa de crescimento aproximada do ecoturismo é de 15% a 25% ao ano, enquanto o turismo convencional se mantém na casa dos 7,5%.

Ou seja: é gente pra caramba procurando sair das selvas de pedra para entrar em verdadeiros bosques e florestas a procura de aventuras. Mas o que, na real, é o turismo ecológico?

Segundo a definição do Ministério do Meio Ambiente, o turismo ecológico, ou ecoturismo, é uma atividade que se utiliza, de maneira respeitosa e sustentável, do patrimônio natural dos destinos turísticos para incentivar sua conservação.

Trocando em miúdos, é aquele paraíso longe da barulheira do trânsito e da poluição que você visita para se reconectar com a natureza e, de quebra, formar melhor sua consciência ambientalista. Afinal, vamos combinar: não tem quem não fique totalmente rendido às belezas naturais que encontramos mundo afora – e quanto mais pessoas conhecerem esses caminhos, mais e melhor eles serão conservados.

Aos amantes da natureza, da beleza natural e da sustentabilidade turística, vem a melhor notícia de todas: boa parte dos destinos de ecoturismo mais procurados no mundo estão no Brasil.

Vivemos em um país de proporções continentais que está longe de ser desvendado apenas através de suas grandes cidades. Existe muita história, muita cultura e muita paisagem perfeita esperando por quem ousa se embrenhar onde a maioria das pessoas não faz questão de conhecer.

E o lado bom disso, claro, é encontrar a maioria dos destinos mais vazia, como se a paisagem fosse feita só para você.

Bom, isso até sair esse post, né? Temos certeza de que as opções abaixo vão fazer muita gente comprar as passagens em 5, 4, 3…

 

 Chapada Diamantina (BA)

chapada diamantina

O Parque Nacional da Chapada Diamantina se localiza no coração da Bahia. Tem rios, cachoeiras, cânions e grutas de fazer o visitante ter muita alegria em estar vivo para conhecer todas essas belezas.

Deixe o celular no modo avião durante a viagem e só pegue o aparelho para usar a câmera: você vai precisar registrar as cores e os cenários inacreditáveis desse lugar lindo. Aproveite e pesquise aqui passagens aéreas para a Bahia

 

 Fernando de Noronha (PE)

fernando de noronha

A ilha, que faz parte do estado do Pernambuco, pode ser acessada de barco através de Recife – e aí já começa a aventura, já que a viagem pode durar dois dias.

Chegando lá, o que aguarda o turista é um dos mais belos cenários naturais do mundo. Em Noronha você vai poder observar tartarugas, interagir com golfinhos e apreciar cardumes de todas as cores e tamanhos em sessões de mergulho.

Não é dos destinos mais baratos, mas vale cada centavo.

 

Serra da Capivara (PI)

Serra_da_Capivara_

Com seu relevo semiárido, o Piauí dá às vezes a impressão de ser um deserto. E, como todo deserto, ele tem seu oásis no Parque Nacional da Serra da Capivara. Por lá, além de cenários maravilhosos, o turista ainda pode conhecer um pouco mais da história de povoação da América do Sul, através de sítios arqueológicos com pintura rupestre pré-histórica.

 

 Pantanal (MT/MS)

Victoria Regia Water Lily and Lily Pads

Não dá pra falar de turismo ecológico no Brasil sem falar do Pantanal Mato-grossense, onde o turista faz, praticamente, um safári. Além das paisagens estonteantes, o Pantanal guarda boa parte da fauna catalogada no Brasil: onças, cobras, mais de 650 espécies de aves… e tudo isso pode ser observado bem de perto, através de visitas guiadas, de dia ou à noite.

Quem estiver no Pantanal perto da região de Nobres pode visitar a Gruta da Lagoa Azul, onde rios cristalinos são a pedida certa para quem quer fazer ecoturismo focado em mergulho.

 

Jalapão (TO)

jalapão

O Tocantins é o estado mais novo do Brasil, e já nasceu em região privilegiada: abriga o Parque Estadual do Jalapão, que tem cachoeiras, chapadas, dunas e piscinas naturais translúcidas.

E, apesar de ter isso tudo, ainda não é um destino ecológico super badalado. Ou seja, tranquilidade e sossego também acabam virando pontos turísticos no Jalapão.

 

 Manaus (AM)

no_amazonas0745

Eis a cidade que vai te abrir as portas para a maior floresta tropical do mundo, com milhares de opções de ecoturismo.

A Floresta Amazônica é lar do maior bioma brasileiro e pode ser visitada com vários focos: pesca, hospedagem com famílias ribeirinhas, expedição florestal, nado… basta escolher uma atividade central e contratar uma boa agência de turismo para viver essa experiência.

 

 Alto Caparaó (MG)

Caparaó

Minas é um estado cheio de parques nacionais e oferta abundante de opções voltadas para a natureza. Na fronteira com o Espírito Santo você encontra o Caparaó, parque-destino de quem gosta de se aventurar em expedição e escalada.

É nele que fica o Pico da Bandeira, a terceira montanha mais alta do país. Topa o desafio?

 

Iporanga (SP)

iporanga

Quem pensa que São Paulo é só trânsito e correria nunca adentrou por seu interior e deu de cara com Iporanga, uma cidadezinha repleta de cavernas e cachoeiras bem convidativas a quem gosta de passar um tempo acampando.

 

Pedra Azul (GO)

pedra azul

O Parque Estadual de Pedra Azul é perfeito para quem quer estar em contato com paisagens incríveis mas não tem muita ideia de como chegar aos mais belos cenários: por lá é possível fazer passeios a pé, como escaladas, a cavalo, de bike…

Também tem arvorismo, orquidário e tirolesa e, ao fim do dia, o convite é para relaxar com a cerveja artesanal do parque, a Altezza.

 

 Foz do Iguaçu (PR)

Foz-do-Iguacu-Cataratas-3
Por fim, eis um dos destinos mais badalados do mundo para quem quer ver as cataratas – e, acredite, é muita gente. Melhor reservar hotel e passagens com bastante antecedência.

Para quem tem medo de fazer o Macuco Safari, que é o passeio por entre as quedas d’água, a opção fica no city tour, que é incrível, e no Backstage Experience no Parque das Aves, para observar de perto grandes joias da fauna brasileira.

Depois de tantas opções, difícil mesmo é decidir por onde ir… mas, como dizemos por aqui, na dúvida, vá em todos estes melhores destinos. O mundo é seu.

Comentários


[fbcomments]