Blog 123

Melhores destinos para fugir do carnaval

Não há como discordar: Carnaval é sempre bom. Quem curte a folia tem inúmeras opções para pular por quatro dias seguidos, e quem não curte tem aproximadamente o mesmo número de opções de lugares bacanas para fugir da gritaria e da bagunça. Resumindo, todo mundo sai ganhando no feriado mais legal do país… basta saber escolher direitinho o destino da viagem.

Se você é da turma que curte muito o Carnaval, fizemos esse post aqui com as melhores opções de viagem para a festa de 2017. Se você faz parte da galera tranquila, que não quer nem saber de música alta e multidão, caiu no lugar certo. O que você vai ler hoje é um tour pelas melhores praias e cidades do interior que não vão nem se dar conta de que, em algum outro lugar, a folia está rolando solta. As dicas abaixo são para quem quer descanso nos dias mais agitados de fevereiro, mas sem tédio! Tem como o Carnaval ser light e divertido, graças a essas cidades brasileiras que fazem a vida dar certo.

Fugindo do Carnaval… na praia

São Miguel dos Milagres (Alagoas): a apenas 50km de Maceió, a praia de Milagres, como é conhecida, é um recanto cheio de belezas naturais. Sua água verdinha e transparente é um chamariz para o banho a qualquer hora do dia. E o melhor é que, apesar de estar se tornando um polo turístico, ainda carrega ares de sossego.

Jericoacoara (Ceará): além da beleza e tranquilidade de um lugar onde não se consegue entrar com carro de passeio, a Vila de Jijoca de Jericoacoara oferece aos turistas boas opções para curtir os dias de descanso longe do Carnaval, como restaurantes aconchegantes, massagem, rede dentro do mar e muito mais. É possível comprar pacotes que façam o transporte de Fortaleza a Jeri, uma vez que a praia fica a quatro horas de viagem da capital cearense.

Porto de Galinhas (Pernambuco): está bem pertinho de Recife e Olinda, onde o Carnaval ferve, mas não absorve o clima de folia extrema da semana mais agitada de fevereiro. É possível, inclusive, “fugir” de Recife durante um dia só para conseguir relaxar antes de voltar para o Carnaval ou para o batente do trabalho. Cheio de resorts, Porto de Galinhas é “o” destino para quem quer fugir do Carnaval mesmo estando bem próximo a dele.

Paraty (Rio de Janeiro): a cidade histórica do estado do Rio vive o Carnaval na maior tranquilidade possível. No entanto, esse é um destino que vai agradar aquele turista que quer um sossego mais sofisticado, uma vez que as opções da cidade atendem bem ao conceito “hippie chique”, como os próprios moradores gostam de chamar. Vale a pena dar um giro entre as praias próximas, que são lindas e muito tranquilas.

Fugindo do Carnaval… no interior

Bonito (Mato Grosso do Sul): nada como se jogar no ecoturismo para fugir da poluição sonora e da bebedeira do Carnaval. E, nesse aspecto, Bonito é um dos destinos mais procurados do país, não à toa: é recheado de rios, grutas, lagos cristalinos e espaços verdes que dão a possibilidade de passeios de rapel, trilhas, mergulhos… isso sem contar as cachoeiras, que são um super atrativo do local.

Gramado (Rio Grande do Sul): um dos destinos mais procurados durante o inverno e a época de Natal, por estar em uma região mais fria e remeter, ainda que no verão, às paisagens e construções europeias, Gramado é uma ótima pedida para passar o Carnaval. Com um diferencial avassalador: por estar em sua baixa temporada, costuma ser uma viagem barata em fevereiro. Além dos passeios bucólicos e muito charmosos de Gramado você ainda tem a opção de ir à Canela, que está pertinho e oferece muitas possibilidades de ecoturismo.

São Lourenço (Minas Gerais): as águas minerais de São Lourenço são conhecidas e apreciadas Brasil afora. Mas não pense que essa pequena cidade mineira só tem garrafinhas com ou sem gás pra te oferecer, não, e o Parque Nacional das Águas é o melhor exemplo disso. Por lá você vai ter contato com várias fontes minerais, algumas delas próprias para banho, além de usufruir de massagens e terapias baseadas nas águas da cidade. Não se esqueça de tirar um dia para fazer o tranquilo passeio de Maria Fumaça, que já é uma tradição turística.

Caldas Novas (Goiás): esse é outro destino onde as águas são o principal chamariz. Em Caldas Novas as piscinas de água quente sempre foram ponto turístico, do estilo “tem que ir”, e ultimamente vem perdendo o estigma de ser um passeio só para gente mais velha. As famílias com crianças pequenas e grupos jovens estão descobrindo os prazeres do complexo, que tem resorts com parques aquáticos e atrações diversas para todas as idades.  

Como escolher a melhor opção?

Se você quer fugir da bagunça carnavalesca, mas não sabe por onde começar a procurar suas passagens aéreas, a dica é analisar seu perfil, seu orçamento e seu momento de vida. No perfil você vai ver se gosta mesmo de ficar na praia ou quer ecoturismo e passeios de aventura; com o orçamento você consegue filtrar as opções mais acessíveis de acordo com seu perfil.

O momento de vida também vai contar muito para essa escolha: você já sentiu o desgaste de um ano inteiro sem férias ou ainda está no pique do ano novo? Quem procura descanso mental e corporal, por exemplo, pode se identificar mais com atividades que não requeiram estar em movimento o tempo todo – e, aí, praias e águas termais são boas opções. Já quem estiver buscando novos desafios, energização, contato extremo com a natureza, não pense duas vezes antes de optar pelo ecoturismo.
De qualquer forma, nesses destinos que separamos pra você, seu objetivo de não fazer parte do grande circo do Carnaval estará cumprido. As cidades do texto raramente têm manifestações expressivas de festa durante essa época do ano e, quanto têm, elas acontecem em lugares isolados, para garantir a paz de quem não quer se jogar no samba. São, também, muito receptivas e dão ao turista uma sensação de estar em casa. Aí, é melhor retribuir a gentileza: o importante é manter a energia boa, a mente aberta e o coração agradecido em qualquer lugar que você vá.

Comentários


[fbcomments]