Blog 123

Melhores cidades para passar o Carnaval 2017

O carnaval é a época do ano mais esperada pela maioria dos brasileiros. Isso ocorre, basicamente, por dois motivos:

1) é um momento de total descontração, alegria e festa – e a galera solteira ainda consegue paquerar bastante e, quem sabe, até encontrar a companhia perfeita para os próximos carnavais; e

2) marca, oficialmente, o início do ano para todo mundo. A máxima, apesar de clichê, é verdade: o brasileiro só consegue focar 100% nas atividades depois do carnaval. E, aí, sobram os “últimos quatro dias” de festa para fazer o ano todo valer a pena.

Se antes Salvador e Rio eram as apostas mais certeiras para a folia, hoje o mapa do carnaval brasileiro se expandiu em proporções homéricas – e isso significa que os foliões têm um grande “problema” para resolver: onde passar o feriado e, de quebra, curtir o melhor da festa. Para evitar que você fique divagando entre as opções e não consiga escolher nenhuma, garimpamos algumas das principais cidades carnavalescas de 2017 para que você decida enquanto ainda dá tempo. A gente sabe que difícil mesmo é escolher o destino perfeito, mas não custa nada dar uma olhadinha nas melhores possibilidades…

Recife e Olinda

Pernambuco entende de carnaval – tem até o maior bloco do mundo, o Galo da Madrugada, que leva às ruas mais de um milhão de foliões por ano. Mas o carnaval de Recife e Olinda guarda muito mais surpresas do que as ruas lotadas de gente e seus bonecões gigantes que já viraram tradição. Tem beleza, tem praia e tem muita música, já que os artistas locais costumam fazer shows gratuitos em Olinda e no marco central do chamado Recife Antigo. Gente como Lenine, Otto e Alceu Valença recebe convidados do Brasil inteiro pra fazer a festa ficar ainda mais linda. De quebra dá para fazer um bate-volta de carro ou ônibus para Porto de Galinhas e curtir um dia de praia.

Diamantina

As cidades históricas de Minas Gerais são mundialmente conhecidas por ir do sagrado ao profano em menos de um minuto quando o assunto é carnaval. Ruas de pedra com igrejas icônicas dividem espaço com fantasias, boemia e música alta. E a melhor parte é que essas cidades, como Diamantina, adoram receber o carnaval. Por lá, esqueça televisão, internet ou telefone pelos quatro dias de feriado e foque na paquera e nas novas amizades. É muito difícil voltar de um carnaval em Diamantina sem uma boa história pra contar. Em Minas também dá pra curtir os carnavais de Ouro Preto, Tiradentes, São João del Rei, Abaeté, Pompéu e Belo Horizonte, que recentemente voltou a ter muitos blocos de rua e oferece uma programação bem eclética e familiar.

Salvador

Quem ama carnaval alimenta o sonho de passar pelo menos uma edição da festa em Salvador. E a vontade tem propósito: um dos berços da folia, na capital baiana a festa simplesmente não para. São 24 horas de atrações entre blocos, shows, baladas e festas durante o dia, e com o diferencial de que, por lá, o carnaval não começa no sábado… o esquenta já começa em janeiro. Pra passar o carnaval em Salvador, no entanto, é bom se programar com antecedência: como a cidade é muito visada, as passagens podem ficar mais caras nas semanas que antecedem o evento e os hotéis já podem estar lotados. Se esse for o caso para 2017, escolha outro destino mas já comece a programar, de agora, o carnaval de Salvador 2018.

Florianópolis

O sul também tem carnaval, e é um espetáculo! Floripa, capital de Santa Catarina, fica abarrotada de gente nessa época do ano, e a miscelânea cultural é efervescente, já que brasileiros de norte a sul se encontram com uruguaios, paraguaios, argentinos e outros gringos que vão direto para a ilha para curtir os quatro dias de festa. O diferencial é onde passar os momentos de descanso durante um bloquinho e outro, já que Floripa tem a fama de abrigar algumas das praias mais lindas do Brasil. O clima de descontração é perfeito para quem quer levar crianças para a folia, uma vez que os pequenos têm diversas opções de bloco para pular o carnaval.

Rio de Janeiro

É onde você tem que ir se gosta de praia, cerveja gelada, carnaval de rua e escolas de samba, tudo ao mesmo tempo e agora. Não existe a menor possibilidade de alguém com essas paixões conseguir passar um carnaval melhor em outro lugar que não a capital fluminense. São centenas de blocos de rua, shows ao ar livre, praias – que no Rio são muito mais que “apenas isso” –, dois dias de desfiles de escolas de samba do grupo especial e mais um dia de desfile das campeãs. Ou seja: dá pra ir durante o feriado oficial, de sábado a quarta, e dá pra ir depois que a multidão já tiver se dissipado, de quarta ao próximo domingo, justamente para curtir o desfile das ganhadoras do carnaval. É democrático, agradável e muito divertido. Só não se esqueça de tomar muita água e levar o protetor solar, pois fevereiro é um dos meses mais quentes do ano na região sudeste.

Manaus

Não, o Amazonas não ferve apenas com o Festival de Parintins, que leva o Brasil inteiro a torcer por um dos dois bois (Caprichoso e Garantido) mais famosos do mundo. O carnaval na capital Manaus também é incrível e merece a visita de quem se diz amante da folia. Por lá é possível viver uma festa bem regional, onde as músicas, os blocos de rua e tudo o mais que faça parte do universo carnavalesco remetam, primordialmente, à cultura do norte brasileiro. Espere muito frevo, samba e sátiras – principalmente políticas – com a apresentação de mais de cem bandas nortenhas nos quatro dias de carnaval. É a experiência de uma vida para quem quer conhecer o Amazonas mas nunca parece encontrar a oportunidade perfeita.

Gostou das dicas? A realidade é que o Brasil, de norte a sul, foi feito para o carnaval – e qualquer um desses lugares, ou tantos outros que ficaram de fora da lista, vão fazer os foliões felizes. Para aqueles que ainda estão sem saber para onde ir, já que são tantas opções, nossa dica é fazer uma listinha de #temqueir e se programar para passar um ano em cada cidade do carnaval. A meta, claro, é zerar a lista e, depois, voltar sempre àquelas cidades que a pessoa mais gostou. O planejamento antecipado do carnaval pode render hospedagens e passagens mais baratas; aí, qualquer destino carnavalesco vai caber com mais facilidade até no orçamento mais apertado.  

Comentários


[fbcomments]