Blog 123

Destinos para viajar sendo vegetariano

Portland Estados Unidos

Viajar é uma das melhores coisas que alguém pode experimentar na vida, uma vez que é um combo de novidades vindo em direção ao viajante: paisagens, pessoas, bebidas, comidas, tudo de mais típico e único que um destino pode oferecer, na palma das mãos de quem aceita a aventura. O problema é quando nosso estilo de vida fica comprometido pela cultura do país que estamos prestes a conhecer. Ser vegetariano, por exemplo, poderia ser um problemão para quem visita países onde os pratos típicos são todos à base de muita carne.

Poderia, mas não é.

Atualmente essa “restrição” é mundialmente reconhecida – e respeitada – como estilo de vida, e existem milhões de lugares que prezam por uma culinária mais atenciosa ao público vegetariano. Em alguns países, inclusive, não comer carne é uma das principais filosofias da cozinha, o que torna a escolha por destinos que tenham mais a ver com o que você acredita bem mais fácil hoje em dia do que a alguns anos.

Ter a possibilidade de se alimentar bem em qualquer lugar, de acordo com seus princípios morais, é um dos fatores que enriquecem a viagem de quem procura cruzar fronteiras e aumentar seu conhecimento sobre o mundo e a vida. Separamos alguns destinos onde ser vegetariano não é um problema, e a caçada por comida boa entre um passeio e outro não será fonte de desgaste ou impaciência.

Esses lugares te esperam de braços abertos para que você possa provar o que eles têm de melhor a oferecer, dentro e fora da cozinha.

 

EUA

Portland-20917

Difícil acreditar que o império do fast food tenha opções saudáveis, quanto mais vegetarianas? Pois pode jogar seu ceticismo para escanteio: o país da comida mais industrializada do mundo também produz centenas de opções sem carne, ricamente nutritivas, nos cardápios de algumas cidades.

Se você viajar para Portland, no estado do Oregon, por exemplo, se sentirá em casa: esta é a cidade com mais vegetarianos dos Estados Unidos, conhecida inclusive como a “Meca Vegana”. O município abriga mercearias, pubs, restaurantes e até churrascarias com opções vegetarianas e veganas. São Francisco, na Califórnia, é outro destino americano que não deixa a desejar: tem mais de 200 opções de restaurantes que não servem carne no cardápio.

Ainda na Califórnia, Los Angeles é a cidade do estado com mais opções de restaurantes vegetarianos, incluindo algumas hamburguerias. E se voar de LA para Nova York, verá que a outra ponta do país também se preocupa em manter a sanidade de quem escolheu um estilo de vida com opções culinárias mais peculiares: a Grande Maçã não deixa ninguém passar aperto na hora de escolher uma boa opção de comida que não fira seus valores pessoais.

A cidade conta até com opções brasileiras de cardápio vegetariano. A padaria de luxo Vegan Divas, por exemplo, é de uma brasileira e tem como clientes as divas veganas Madonna e Alicia Silverstone. Ou seja: dependendo de onde você decide comer, além de ter uma opção saudável e gostosa ainda corre o risco de dar de cara com uma celebridade que compartilha do seu estilo de vida. 

 

Inglaterra

london-South-Bank-1112x630

E se estamos falando de destinos cosmopolitas que se adaptam a todos os tipos de gente e seus gostos pessoais, não podemos deixar de fora Londres, a capital europeia do “seja o que quiser”. A cidade, que quer abraçar o mundo – e, na maioria das vezes, consegue –, já ganhou uma nomeação como “cidade mais vegetariana do mundo” por sua extensa lista de opções para quem se recusa a comer carne. Também, pudera: foi em Londres que se fundou, ainda no século XIX, a primeira Sociedade Vegana do planeta!

Se estiver de passagem pela Europa e quiser dar um pulinho em Londres, já fique sabendo: a capital da Inglaterra reúne as cozinhas mais populares do mundo – e com certeza vai ter um lugarzinho especial para você viver em paz seu consumo alimentício.  Inclusive em food trucks como o Rupert’s Street, em frente ao Camden Market, que vende comida 100% vegana a preço de… comida de rua.

 

Alemanha

egali-intercambio-berlim-03

Não saia da Europa, porém, sem dar uma passadinha em Berlim, na Alemanha, que ganhou, em 2015, um prêmio de destaque como a melhor cidade do mundo para apreciar a gastronomia vegetariana.

Segundo a publicação da revista Saveur, que deu esse título à capital germânica, Berlim se tornou a primeira grande cidade “onde o vegetarianismo atingiu completa paridade com a dieta carnívora tradicional”. Ou seja: é muito provável que, lá, você encontre tantos cardápios 100% vegetarianos quanto existem os totalmente baseados em carnes vermelhas e brancas.

Depois dessa experiência é só fazer as malas e rumar para a Ásia, continente onde o não-consumo de carnes já é quase tão numeroso quanto as steak houses mundo afora.

 

Singapura

04-singapura-2

E, na Ásia, nosso tour vegetariano começa em Singapura, uma cidade-estado com pouco menos de seis milhões de habitantes e culinária baseada nas tradições chinesa e hindu. Dá para encontrar comida vegetariana típica em locais como o restaurante Zhen Fut Sai Kai, que tem mais de 50 anos, barraquinhas de rua e bistrôs luxuosos.

Para seguir viagem, uma dica: Singapura está pertinho de Kuala Lumpur, na Malásia, famosíssima por sua alta gastronomia vegetariana: são centenas de opções para quem não quer nem sentir o cheiro da iguaria.

 

Japão

00206964

Nem só de sushis e sashimis vive a culinária japonesa: tem muita opção para quem não come carne de origem nenhuma, principalmente na capital.

Em Tóquio, até as sobremesas podem ser livres de qualquer proteína animal, como os sorvetes veganos do bar Point. Para quem já não ia muito com a cara da comida japonesa baseada no peixe cru, existem pizzarias, hamburguerias, cozinhas italianas e até salões de chá no Japão que servem o melhor do trato vegetariano.

Para se ter uma ideia, essa é a segunda cidade do mundo com maior oferta de restaurantes veganos, perdendo apenas para Nova York.

Quem tiver oportunidade de passar mais alguns dias na Ásia pode sair de Tóquio rumo à Tailândia, país com diversas ilhas paradisíacas onde a comida vegetariana também é servida em abundância – e tem um sabor que é sucesso de público e crítica.

Com essas dicas já dá para voltar ao Brasil com um novo caderninho de receitas, com temperos e iguarias do mundo todo. Até seus amigos que não são vegetarianos vão morrer de amores com seus próximos jantares em casa.  E se você escolher algum destes destinos para sua próxima viagem, confira os descontos em passagens aéreas que a 123Milhas dá! 

Comentários


[fbcomments]