Blog 123

Curiosidades sobre o carnaval de Salvador

Trio Eletrico

Salvador tem um dos maiores carnavais do Brasil, e há quem diga que nenhum outro chega aos pés da energia baiana. A verdade é que a história do carnaval da cidade, seus costumes, gírias e folia são únicos, e por isso todo mundo precisa conhecer um pouco dessa festa!

Se você não garantiu o seu carnaval em Salvador para 2017, há sempre o ano que vem, mas até lá você pode se inteirar com essas curiosidades sobre a folia baiana:

O carnaval de Salvador surgiu com uma disputa entre as festas de rua e as festas privadas, mas ele ficou mais parecido com a festa que conhecemos hoje em 1950, em que o público se divertia atrás dos carros de som, os atuais trios elétricos.

Historia_Carnaval

 

Os criadores do trio elétrico foram Adolfo Antônio do Nascimento (Dodô) e Osmar Alvares Macedo (Osmar), que acabaram batizando os principais circuitos dos trios elétricos. Osmar era o dono do Ford 1929 que foi customizado com círculos coloridos e batizado de “Dupla Elétrica”, depois de Dodô conectar auto falantes à bateria do carro.
Dodo e Osmar

 

O bloco Coruja, criado em 1963, era exclusivamente masculino até 1996, mas desde 2002 passou a ser comandado religiosamente por Ivete Sangalo. #GirlPower

Ivete

 

O Abadá foi inventado em 1993 pelo designer Pedrinho da Rocha, e, antes disso, os foliões usavam a “mortalha”. Os primeiros abadás eram customizados com o signo astrológico de cada pessoa! Em 2017, o designer sugeriu trocar as camisetas por kimonos. Será que cola?

Abadá

 

O carnaval de Salvador era considerado o maior do mundo, mas perdeu para o Rio de Janeiro em 2014, quando os cariocas entraram para o Livro dos Recordes.

rio-de-janeiro-carnaval

Ficou com gostinho de Bahia? Então comece a se planejar para não perder a folia de Salvador em 2018! Comprando no nosso site, a viagem dos seus sonhos pode sair uma pechincha. 😉

Comentários


[fbcomments]