Blog 123

Conheça o Airbus A380, o maior avião comercial do mundo

Airbus A380

Quando se trata de beleza e luxo de meios de transporte, é impossível que alguma outra máquina no mundo se sobressaia ao Airbus A380, o maior avião comercial do mundo. Para os apaixonados por aviação – e por voar de verdade –, nem mesmo a mais vermelha das Ferrari’s chega ao pé dessa gracinha flutuante.

O Airbus A380 é um quadrimotor com capacidade para até 525 pessoas, divididas em três tipos de cabine: primeira classe, executiva e classe econômica. Se fosse composta apenas pela classe econômica, o espaço interno da aeronave permitiria acomodar 853 pessoas em seus dois andares.

O primeiro exemplar dessa espécie voou em 27 de abril de 2005, mas só foi entrar na frota das companhias aéreas como avião comercial dois anos depois, em 2007. Ele é tão grande e suntuoso que os aeroportos do mundo inteiro, incluindo o Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos, precisaram passar por uma adaptação antes de receber pousos e decolagens do A380.

Por aqui, o Airbus A380 só deu o ar da graça em 26 de março de 2017, um domingo, quando pousou pela primeira vez em Guarulhos após o trecho Dubai-São Paulo pelo voo da companhia aérea Emirates. Na época, o avião, que chegou com 491 passageiros, foi envelopado com figuras de animais (mais precisamente um elefante, um rinoceronte, um leão e um gorila) e foi batizado com um banho dado por dois caminhões de combate a incêndio.

 

Por dentro do Airbus A380

Vamos começar pela primeira classe: são 14 assentos para o seleto grupo que consegue pagar a passagem de maior valor nesse avião. Cada passageiro tem sua própria cabine, que conta com um frigobar e uma tela grande com 2.600 canais de filmes, programas de TV, emissoras de rádio e podcasts.

Os pratos de almoço, jantar e café da manhã são preparados por chefs que embarcam junto nas viagens do A380 e consumidos em uma mesa bem maior do que a que estamos acostumados nos voos domésticos. Na hora de dormir, o assento não vira um confortável leito: existe o assento, que já é confortável, e o leito, que é mais confortável ainda. E, para completar, o passageiro ganha um pijaminha exclusivo, que conta com duas peças de roupa, um par de pantufas e uma máscara para os olhos.

Isso sem falar do spa que existe dentro da primeira classe, onde é possível tomar banho, receber massagens e, ao final da “estadia”, degustar um chá com biscoitos.

A classe executiva conta com 76 lugares e não tem todo esse luxo, mas, ainda assim, é uma área a ser desejada. Os assentos viram leitos e os passageiros contam com um lounge bar – que dividem, claro, com o pessoal da primeira classe. Nas cabines individuais ainda é possível ter seu próprio frigobar e a gigantesca tela para assistir a filmes.

Mesmo que você não consiga pagar por essas duas opções (pelo menos não agora, mas no futuro… quem sabe?), não fique triste: a classe econômica do A380 é bem mais acessível e, ainda assim, não deixa a desejar.

Além disso, todo mundo no avião tem wi-fi, o que assegura navegação à vontade durante o voo. Os lanches também são bem servidos, especialmente para as crianças, que ganham pratos divertidos e brinquedos para passar o tempo enquanto voam.

Se você está fazendo as contas comigo, viu que nesse gigante de aço sobram 401 assentos para a classe econômica, em 40 filas de 10 lugares (divididas em colunas de 3-4-3 poltronas). Quando você parar para pensar que o último avião comercial doméstico no qual entrou tinha apenas 30 filas, vai entender qual é o tamanho desse bichinho…

A grandeza do Airbus A380 é diretamente proporcional ao tempo em que você vai ficar dentro dele: se optar por conhecer a aeronave na rota São Paulo–Dubai, por exemplo, prepare-se para incríveis 15 horas de voo.

 

Preços do Airbus A380

Gostou do que viu? Então é hora de parar de sonhar e começar a planejar a realidade. Seu primeiro passo pode ser aumentar o limite do cartão de crédito: para voar São Paulo-Dubai em primeira classe, os trechos de ida e volta custam, em média, 60 mil reais por pessoa. A viagem na classe executiva é um pouco mais modesta, chegando a custar, no total, 19 mil reais.

Completamente fora da realidade? Alegre-se com os preços da classe econômica, que são bem mais acessíveis e, ainda assim, valem a pena pela experiência de estar no maior avião comercial do mundo. Para essa modalidade, ida e volta de São Paulo a Dubai custam aproximadamente 4,5 mil por pessoa. Nada mal, certo?

Se, definitivamente, esses preços estiverem longe da sua realidade, ou se esse trecho não te interessar nadinha, fique tranquilo: outras empresas também operam em outros trechos com a mesma aeronave, o que já garante boas oportunidades para conhecê-la.

Só em 2017 a Airbus recebeu 317 pedidos pelo A380 e entregou ao mercado 208 modelos. A Emirates tem a maior frota de 380s, com 96 gigantes de aço desse tipo povoando os ares do mundo (e aguarda ansiosamente pela entrega de mais 140), mas não é a única companhia a dar esse luxo aos passageiros.

Logo, logo, o A380 se tornará uma figurinha carimbada nos “cardápios” das companhias aéreas. Quem sabe o preço das passagens também não fique, um dia, tão doce quanto uma noite na primeira classe desse avião?

Afinal, a realidade pode até custar caro, já sonhar… não custa nada.

Comentários


[fbcomments]