Blog 123

Como perder o medo de avião?

Silhouette of hands in the shape of a heart and airplane, sunset background

Muita gente adora a ideia de poder viajar, mas suspende todos os planos quando surge a possibilidade de entrar em um avião… Ainda que as tecnologias aéreas sejam muito avançadas, não são poucas as pessoas que morrem de medo de voar e que deixam até de realizar sonhos para não ter que passar pela angústia de estar a milhares de pés de altura.

As estatísticas mostram que esse é um medo infundado: o avião ainda é um dos meios de transportes mais seguros do mundo – está em segundo lugar, ficando atrás apenas sabe de que? Do elevador. Isso mesmo: no quesito locomoção só o elevador contabiliza menos acidentes fatais do que a aviação. Então, se não contarmos o elevador como meio de transporte “oficial”, ninguém está à frente do avião no que concerne à segurança de ir de um lugar a outro.

E esse título não é conquistado por mero acaso: a aviação obedece a severos regras, impostas de acordo com o ciclo de vida de cada aeronave, que preveem tudo o que possa causar danos materiais ou pessoais à máquina e seus passageiros. E, por mais que já tenhamos presenciado alguns acidentes aéreos, é seguro dizer que a queda de um avião é quase impossível. Como dizem por aí, existem mais chances de morrer se locomovendo de casa até o aeroporto do que estando no ar. Uma vez sãos e salvos no aeroporto, então, podemos diminuir nossos níveis de preocupação e aproveitar a experiência.

 

Dicas de piloto para quem tem medo de avião

Se, apesar das estatísticas, você ainda estiver com um pé atrás, o jeito é tentar vencer esse medo – e a melhor forma de fazer isso é enfrentando-o. Afinal, uma hora você vai precisar entrar em um para passear ou trabalhar. Não que seja fácil superar essa barreira, mas aos poucos é possível relaxar na poltrona enquanto a física – somada à habilidade dos pilotos – faz seu trabalho.

Veja algumas dicas de piloto (para esse artigo conversamos com o piloto da Polícia Civil, Danilo César Vieira Carneiro) para que o medo de avião possa dar lugar à alegria de voar – afinal, esse é um grande privilégio.

Sentar-se à frente: voar é extremamente seguro, independente de onde você esteja sentado, mas para quem tem medo a estabilidade é algo importante e, devido ao centro de gravidade do avião, nos bancos da frente a sensação é de que a aeronave balança menos. Quem sente enjoo no voo pode vir a sentir menos mal estar sentando-se nas poltronas da frente – mas sentar-se na “cozinha” também é muito seguro!

Sentar-se no corredor: a vista da janelinha é maravilhosa, e muita gente prefere curtir o visual. Para quem tem medo, no entanto, o melhor é olhar para dentro, pelo menos durante pouso e decolagem, já que olhando para fora temos uma sensação mais forte de velocidade, o que pode aumentar a aflição.

Evitar bebidas alcoólicas: muitas pesquisas na internet falam que é bom ingerir álcool para poder dormir na viagem, mas é melhor fazer tudo o que te relaxa naturalmente antes e durante o voo. Uma possibilidade é chegar mais cedo ao aeroporto e ler, ver um filme, escutar música, visitar lojas… tudo vale. Inclusive a maioria das aeronaves têm sistema de entretenimento a bordo e esse ritual de relaxamento pode continuar depois que você já está no avião.

Lembrar-se do elevador: o chavão é verdade e arriscamos te dizer que existem mais chances de você ganhar na loteria do que sofrer um acidente aéreo. Se o medo bater, lembre-se das estatísticas e você vai ver que é quase impossível acontecer algo de errado durante o voo. Você tem medo quando entra em um elevador? A menos que tenha claustrofobia, é até absurdo ter medo de elevador, não é? Leve essa mesma linha de pensamento para o avião.

 

Se você ainda não viajou de avião por medo, não perca mais tempo: planeje tranquilamente sua viagem. Como dissemos, voar é um grande privilégio, e não pode se tornar um pânico tão grande que seja capaz de inibir seus planos de conhecer outros lugares do mundo. Por mais que pareça aflitivo, acredite: as horas voadas, mesmo com o coração na mão, não são nada perto das maravilhas da sua nova experiência de estar em um lugar diferente.

Nossa dica é exercitar na prática as dicas para perder o medo de avião! Por isso, corre na nossa página inicial e faça uma pesquisa do preço seu próximo voo. Para onde quer que você vá, tenha certeza absoluta de que você irá, se divertirá e voltará.

Estamos ansiosos para te desejar uma boa viagem!

Comentários


[fbcomments]