Blog 123

Aniversário de João Pessoa: conheça o que fazer na capital da Paraíba

João Pessoa, Capital da Paraíba

Dia 5 de agosto, é comemorado o aniversário da linda cidade de João Pessoa, Capital da Paraíba – e o clichê, aqui  na 123 Milhas, é bem verdade: quem ganha o presente é você, que pode conhecer uma das cidades litorâneas mais bonitas do Brasil com as condições acessíveis de passagens aéreas.

Então, antes mesmo de ler todas as melhores dicas que nós separamos sobre o que fazer na cidade, que tal fazer sua busca por passagens aéreas para João Pessoa e já garantir a sua viagem?

Sobre João Pessoa

Para quem não conhece muito bem sobre a cidade, ela é relativamente pequena para uma capital, uma vez que, se descontarmos a região metropolitana, João Pessoa tem cerca de 800 mil habitantes.

É considerada uma das capitais com melhor qualidade de vida dentre os municípios nordestinos e figura nas primeiras posições do ranking da organização International Living como uma das melhores cidades do mundo para se morar durante a aposentadoria.

Estamos falando de uma cidade que agrega valor ao seu diário de bordo não só por ser especial em seus detalhes turísticos mas, também – e principalmente – por o ser para seus moradores. João Pessoa é lugar de gente feliz e acolhedora, e isso faz com que esse seja o destino perfeito para que você possa desfrutar das próximas férias ou feriado prolongado.

Curiosidades de João Pessoa

João Pessoa atende pelo apelido de “Porta do Sol”, uma vez que é na cidade que está localizada a famosa Ponta do Seixas, o ponto mais oriental das Américas. Sendo assim, o sol nasce primeiro em João Pessoa (nem que seja só por alguns minutos) do que em todo o resto do país.

Outra informação interessante sobre a cidade é que ela é uma das três capitais de estado mais antigas do Brasil. Seu primeiro nome foi Frederikstad e, em seu passado, representou uma das cidades da Nova Holanda, ao lado de Recife (que era, à época, chamada de Mauritsstadt).

Atualmente, João Pessoa é conhecida pelos amantes da natureza por um de seus títulos mais preciosos, que é o de segunda capital mais verde do mundo. Em todo o globo a capital paraibana fica atrás apenas de Paris, a capital da França, e um de seus pontos turísticos mais relevantes é o Jardim Botânico Benjamim Maranhão.

Estrategicamente localizado no centro da cidade, o parque conta com 515 hectares de mata atlântica preservada e se tornou uma referência para quem faz passeios ao ar livre, incluindo trilhas. O jardim faz parte da maior floresta do semi-equatorial nativa e cercada por uma cidade – isso em nível mundial.

Ou seja: se você é uma pessoa que ama a natureza e ainda não visitou João Pessoa, que tal usar a desculpa do aniversário da cidade para, finalmente, fazer a viagem?

Pontos turísticos de João Pessoa

Praia Formosa - João Pessoa
Praia Formosa – João Pessoa

 

Se você ainda precisa de mais motivos para comprar as passagens para as férias em João Pessoa, eis aqui alguns motivos pelos quais você não pode deixar isso para depois:

#1 Durante o verão, as praias de João Pessoa apresentam cores diferentes e deslumbrante. Estamos falando de águas que vão do azul-bebê ao verde-água, o que é um espetáculo à parte em todo o litoral paraibano.

#2 As praias de Tambaú e Cabo Branco estão na parte central da cidade e têm um calçadão atípico, que é repleto de restaurantes e quiosques e fica fechado toda manhã de 5h às 8h para quem quiser fazer caminhada, correr, andar de bicicleta ou patins.

Essa pode ser uma informação valiosa para quem gosta de viajar e viver as reais experiências da cidade, como um nativo.

#3 A praia de Picãozinho tem piscinas naturais incríveis, e os turistas podem pegar um catamarã na praia de Tambaú para apreciar a novidade.

#4 A cidade tem uma arquitetura histórica bem interessante, que conta com igrejas e conventos em estilo colonial.

#5 Existem praias em João Pessoa que são mais escondidas ou afastadas, já que não estão perto de nenhum calçadão, e algumas delas são pontos que você precisa conhecer a qualquer custo.

Aqui, falamos de lugares como Camboinha, cujo mar fica colorido de azul turquesa durante o verão e tem a aura de estar sempre sendo descoberto por alguém. Quando a maré está baixa, Camboinha nos presenteia com a ilha de Areia Vermelha, um banco de areia que emerge do mar e faz a alegria dos turistas.

#6 Já para quem gosta de mais agitação, a Barra do Gramame, que fica a 25km do centro de Tambaú, fica lotada por suas barraquinhas e quiosques durante os fins de semana.

#7 Se ver o nascer do sol no primeiro ponto do Brasil que recebe a luz do dia é muito difícil para você, que adora dormir até mais tarde, tente compensar com o espetáculo natural do fim da tarde.

O pôr do sol em João Pessoa é uma daquelas coisas que você, definitivamente, não quer perder durante a sua viagem ao nordeste.

#8 E se só João Pessoa não for o suficiente, não tem problema: a cidade está estrategicamente localizada perto de outras belezas litorâneas onde é possível fazer o famoso “bate-volta”, ou seja, aquele passeio onde você conhece outra localidade e consegue voltar de lá no mesmo dia.

Recife e Olinda, em Pernambuco, estão a duas horas de carro de João Pessoa, enquanto Pipa, no Rio Grande do Norte, está a duas horas e meia de distância. E, claro, todas essas são cidades que valem a visita, principalmente se você não é originário do nordeste ou não viaja para a região comumente.

Com os bate-voltas que João Pessoa oferece você acaba conhecendo mais lugares sem gastar muito, principalmente em viagens de avião.

#9 Por falar em avião, a compra da passagem aérea para João Pessoa com antecedência garante trechos a preços mais interessantes. É importante lembrar que, dependendo da sua localização atual, viajar de carro para a Paraíba pode ser uma aventura de dias. Dessa forma, o avião é, com certeza, a melhor opção para conhecer esse paraíso.

#10 Para conhecer todos os pontos turísticos (ou, pelo menos, grande parte deles), conseguir descansar na praia e fazer passeios curtos a cidades vizinhas, reserve pelo menos uma semana de descanso para conhecer João Pessoa.

Se for em um feriado prolongado, priorize seus passeios para conseguir fazer tudo o que quer em poucos dias. E, se for preciso, viaje mais de uma vez para lá para cumprir todos os seus desejos de turismo.

Temos certeza que essa é uma cidade que você vai adorar conhecer e visitar quantas vezes forem possíveis.

 

Comentários


[fbcomments]