Blog 123

3 Dicas imperdíveis para comprar passagens aéreas mais baratas

Comprar passagem aérea barata

Ao longo de muitos anos, a maior parte das pessoas não conseguiam viajar de avião em função dos altos preços das passagens aéreas. Então, se não dava para ir de carro ou de ônibus até o destino pretendido, as pessoas simplesmente abriam mão do trajeto.

Acontece que perder a viagem por esse motivo já não é mais desculpa, uma vez que companhias aéreas fazem promoções a perder de vista para colocar mais passageiros em seus trechos. Além disso, existem algumas formas de conseguir passagens mais acessíveis, mesmo que elas não estejam, necessariamente, em promoção.


O que vamos te dar hoje são quatro dicas imperdíveis para comprar passagens aéreas mais baratas. A palavra-chave para conseguir essa proeza chama-se planejamento: um dos bons pode te ajudar a economizar muito, e não só no transporte. Até mesmo hospedagem, lazer e alimentação podem ficar mais em conta se você planeja direitinho.

Antes de passar o número de segurança do seu cartão de crédito na compra de uma nova passagem aérea, anote essas dicas:

 

Tenha datas flexíveis de voos

As próprias companhias aéreas já premiam pessoas que têm datas flexíveis de voo. Isso porque as empresas passam por meses de alta e baixa temporada para determinados destinos e precisam colocar mais pessoas nos voos que não dão, organicamente, tanta audiência.

Se você quer passar férias na Disney, por exemplo, os voos podem ser bem mais baratos em meses como março e setembro, e mais caros em junho e julho, que é o bimestre de altíssima temporada do parque graças ao tão esperado verão norte-americano, e aí a competição por uma passagem aérea torna-se maior.

A lógica desse exemplo vale para qualquer destino no mundo, inclusive o Brasil. Voos para Salvador ficam mais caros perto do carnaval, assim como o sul do país se valoriza mais durante o inverno. Já a ponte Rio-São Paulo, por ter um significativo peso econômico (estima-se que 60% das viagens do trecho são a negócios), tem praticamente o mesmo preço o ano todo.

Tudo é uma questão de oferta e demanda e, se você tiver datas flexíveis, vai conseguir escapulir da competição por lugares nos voos e conseguir taxas mais acessíveis em meses que não estão tão concorridos.

Além disso, se a sua data for flexível, você pode encontrar destinos diferentes do que estava pensando anteriormente e acabar conhecendo lugares muito legais  porque o universo das passagens aéreas conspirou a seu favor.

 

Reserve as passagens com antecedência

Você tem uma data flexível e conseguiu encontrar uma passagem ótima para o destino escolhido? Perfeito! Mas e se você não tiver uma data flexível?

Uma reunião, um casamento, um evento específico no destino podem deixar suas opções mais engessadas, mas não quer dizer que você não consiga passagens mais baratas por causa disso.

A dica é reservar as passagens aéreas com antecedência: o planejamento antecipado da viagem garante que você salve alguns trocados na hora de comprar o ticket que te levará para seu compromisso.

Digamos, por exemplo, que você sonha em ir para a Copa do Mundo da Rússia, que começa em 14 de junho de 2018. A intenção é tão forte que você até já conseguiu o direito de comprar os ingressos antes de todo mundo! Não adianta, então, deixar para comprar as passagens aéreas só em maio do ano que vem – época em que elas custarão o olho da cara, porque:

  1. É Copa do Mundo;
  2. Todo mundo está tentando ir para o mesmo lugar ao mesmo tempo;
  3. Os aviões comportam um número específico de pessoas;
  4. E as companhias aéreas sabe que quem tem o ingresso e está desesperado por uma vaga no voo vai pagar quanto for por isso.

Às vezes, os voos para esse exemplo que demos nem estarão abertos agora, mas o negócio é entrar todos os dias (ou, pelo menos, toda semana) no site da 123Milhas  para saber se o voo já está liberado e qual o seu preço. Aí, é passar alguns dias monitorando as possibilidades para chegar num veredito final.

Mas pode contar com essa realidade: quanto maior a antecedência com que você compra um lugar num voo, maior a chance de conseguir taxas bem competitivas para a sua viagem.

 

Compare sempre

Ao escolher a data e o destino, é preciso ir em cada companhia aérea que atende ao trecho para ver quais oferecem melhores condições, seja de preço ou de pagamento. Isso é importante pois a comparação das possíveis opções que você tem deve ser levado em consideração no planejamento da viagem.

Atualmente, os serviços prestados pelas marcas de aviação civil são bem similares, principalmente para a classe econômica. Se os voos são curtos, de quarenta minutos a duas horas, esses atendimentos são percebidos como quase padronizados, então a escolha pelo menor preço não vai, necessariamente, mudar sua experiência de viagem.

Para a comparação mais fácil, rápida e efetiva, já sabe: você pode contar sempre com a gente, uma vez que a 123Milhas oferece a análise de preços nas principais companhias que operam no Brasil, em tempo real.

E você, tem mais alguma dica infalível de como conseguir passagens aéreas mais baratas? Conta pra gente!

 

Comentários


[fbcomments]